A Lobo-Guará que passou por cirurgia na ultima quinta-feira, 08/02, no Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, teve bom quadro de recuperação em seu primeiro dia pós-operatório. O animal teve sua pata amputada, através de cirurgia, logo após ser encontrada por equipe do INEA, com ferimento a tiro em uma de suas patas na localidade de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana.
O médico veterinário, Gabriel José Silva, falou sobre o estado do animal em seu pós-operatório. “Hoje pela manhã fiz a primeira observação, foi constatado que ela passa por uma boa recuperação, vocalizando, se movimentando no recinto e se alimentando normalmente, isso demonstra uma boa resposta pós-cirúrgica”.
O médico ressaltou que a movimentação da fêmea não prejudica a recuperação, pois foram feitos todos os procedimentos de reforço da bandagem no local da cirurgia, segundo ele, os lobos-guarás tem uma característica que auxilia na recuperação, a de não mexer no local do ferimento.
Os próximos procedimentos de recuperação do animal para um bom pós-operatório será a parte de antibiótico-terapia, por conta de infecção, observação da cicatrização no local da cirurgia e adaptação do animal ao ficar com três patas. Estimasse que esse processo de recuperação total seja de um a dois meses.