Com o intuito de fazer com que crianças do ensino fundamental e médio tenham um contato mais próximo com as universidades, o Instituto federal Fluminense Campus campos guarus (IFF) convidou crianças que fazem parte do projeto de Guardas Mirins, da Prefeitura de Campos, para visitar nesta terça feira, as dependências da instituição.
Alunos do 9º ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio, que fazem parte do projeto da prefeitura, Guardas Mirins, visitaram o IFF para conhecer os laboratórios , auditórios, e dependencias do IFF. A visita começou no turno da tarde, ao qual foi organizado um circuito para que os estudantes pudessem entrar em diversos laboratórios da instituição. Junto ao coord. de processo seletivo do IFF, Thiago Ferreira, que acompanhou e falou sobre a história da instituição e sobre cada dependência visitada.
Segundo o Coord. de processo seletivo do IFF, Thiago Ferreira, os alunos receberam uma instrução sobre o que o IFF tem a oferecer como Instituto federal que é uma instituição pública, ao qual oferece cursos técnicos e superior.
” Dentro da visita eles puderam ver o que cada curso faz, e já que eles são de escola pública, o contato com uma instituição que também é publica faz com que ele possam ver as possibilidades e variedades de caminhos que eles podem trilhar, através cursos técnicos, cursos de línguas, junto a todo infraestrutura que o IFF proporciona” disse Thiago Ferreira.
Uma das justificativas para a iniciativa parte da duvida que muitos jovens tem, de não saber ainda qual curso ingressar ou qual carreira seguir. As visitas servem como uma visão maior sobre o que eles tem perto deles como opção, tendo assim uma facilidade de escolha sobre o que seguir na carreira profissional.
A pedagoga da Prefeitura de campos, Maria Rita Maciel, que trabalha na Fundação Municipal da Infância e Juventude falou sobre a oportunidade que os jovens estão tendo em conhecer a instituição:
“Essa é uma oportunidade de mostrar para esses jovens que eles também tem direito a essa porta de entrada na educação do Brasil e as vezes eles precisam de alguém que abra esse conhecimento para eles. então isso proporciona a oportunidade de se perguntar, que curso? o que escolher? como escolher? e aqui eles estão tendo toda essa oportunidade de obter essas respostas” disse Maria Rita Maciel.