A primeira defesa do curso de Licenciatura foi feita hoje (13) pelo aluno Diego Crespo Diogo, que apresentou seu trabalho de TCC com o tema: “O ensino de piano no centro cultural musical de campos: uma proposta pedagógica para o curso de piano/ telado popular”. Em sua banca esteve a professora do IFF, Beth Rocha, orientadora do projeto de defesa; Fernanda Morales, professora do curso de licenciatura em música; e pelo professor do Instituto Federal, Charles Vianna.
A defesa teve início com a professora da instituição, Beth Rocha, apresentando a banca e o aluno da defesa. Em apresentação do TCC, o aluno apresentou metodologias de educadores musicais, fazendo uma correlação entre os processos de aprendizagem de piano/ teclado apresentados por eles, construindo um processo de direcionamentos para o ensino através de digitações e nomenclaturas que ajude na assimilação de conteúdos apresentados a alunos de música. Ao fim da apresentação do projeto de TCC, os avaliadores deram suas considerações e por fim avaliaram o trabalho, atribuindo a nota 10, sendo considerado a nota máxima dada para uma avaliação de TCC.
O professor do Instituto Federal Fluminense, Charles Vianna, falou que esse TCC significou um momento histórico para o instituto, ao qual foi a primeira defesa do curso de licenciatura em música, que dias antes, havia recebido também a primeira avaliação do MEC. Com a satisfação da formação da primeira turma do curso, o professor avalia o trabalho de Diego como um projeto muito significativo para a comunidade.
A professora do IFF, Fernanda Morales, falou sobre a alegria que sentiu em ver o empenho do aluno em desenvolver o trabalho de TCC, ressaltando a satisfação da existência de professores de piano e teclado popular empenhados em desenvolver novas propostas educacionais, baseados no dialogo com o aluno no ensino, respeitando a bagagem cultural trazido por eles. Destacou também a relevância desse trabalho para as práticas e trabalhos da Instituição Federal.
O aluno Diego, em entrevista, falou que seu projeto terá continuidade, tendo um desenvolvimento para um futuro mestrado, ao qual, através do professor Charles, foi incentivado a desenvolver seu trabalho para que se torne um método de ensino próprio. Segundo ele, através desse desenvolvimento, será possível transformar esse trabalho em um instrumento de ensino. O aluno ainda deixou uma dica para os novos defensores de TCC, onde sugere que os temas escolhidos tenham envolvimento com pesquisador.