Fotógrafos profissionais estiveram ontem (24) no UNIFLU, para conversa com alunos de jornalismo sobre como eles fazem fotojornalismo e porque escolheram essa carreira profissional.
Os alunos de jornalismo receberam o fotógrafo Independente, Keven de Oliveira, o diretor de fotografia na Prefeitura, Rafael Peixoto e a fotógrafa na superintendência de comunicação da Prefeitura, Héllen Souza, na sala da disciplina de fotojornalismo, onde puderam falar sobre suas experiencias nesse ramo, dando espaço para perguntas e duvidas dos estudantes de comunicação.
Keven de Oliveira, mais conhecido como Ragnarok nas redes sociais, disse que sua vida como fotografo começou a partir de sua paixão pela arte, tendo não só o conceito fotográfico como expressão artística, mas também na parte musical, malabares e etc. segundo ele, o interesse pela fotografia se deu na tentativa de querer eternizar momentos que eram únicos em sua trajetória de vida, a partir de um olhar sensível e atento ao que se pode ver e entender sobre a vida.
Rafael em sua função como diretor de fotografia da Prefeitura de campos dos Goytacazes, explicou que o mais difícil de sua profissão e tentar fugir da guerra de egos, que são transparentes nesse setor politico, ao qual ele busca apenas o sentimento da imagem e o que ela pode dizer para as pessoas que as veem.
Para Héllen Souza o fotografo deve buscar o diferente, e saber escolher os pontos principais para uma fotografia perfeita, segundo ela, quanto mais você vê o ambiente onde você esta, sua mente começa a trabalhar com leituras que o fará perceber tipos de fotografias que ficará cada um com uma leitura diferente.
Os fotógrafos disseram que as pessoas que queiram entrar no ramo da fotografia devem se especializar, e antes de tudo devem experimentar os tipos de fotografias para construir uma identidade visual e também se aprimorar cada vez mais a partir da própria experiencia.