Interações entre remédios e nutrientes

É um evento que ocorre quando se produz um desequilíbrio de nutrientes por ação de um medicamento ou quando um efeito farmacológico é alterado pela ingestão de nutrientes.
O nutricionista deve ter noções básicas sobre as interações e fornecer uma conduta dietoterápica apropriada, ou seja, escolher alimentos certos e que sejam ingeridos no momento certo, melhorando o prognóstico, diminuindo riscos de alterações na eficácia do tratamento e evitar complicações.
As situações que costumam levar a sérias interações de drogas e nutrientes ocorre quando elas são ingeridas simultaneamente com alimentos, afinal, a absorção é o mecanismo mais comum responsável pelas interações, uma vez que a maioria é administrada por via oral e como consequência o medicamento pode não chegar a níveis eficientes no sangue, tendo efeitos prolongados pela absorção lenta e também os fármacos podem causar depleção dos nutrientes, conduzindo a uma deficiência nutricional.

A incidência das interações varia de indivíduo para indivíduo devido a influência de vários fatores, podendo não ocorrer sempre da mesma maneira. A sugestão seria fazer uma terapia nutricional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here