A funcionalidade é a propriedade dos alimentos que vai além de sua qualidade de fonte de nutrientes. O consumo de alimentos funcionais vem aumentando bastante como resultado de uma preocupação individual com a saúde.
- Peixes, algas marinhas e óleos (soja, gierassol e oliva): São ricos em ácidos graxos, ômega 3 e 6. Suas funções são: Intervir na coagulação do sangue e controlar os processos inflamatórios.
- Alho: É rico em alicina, aliina e sulfeto de dialina. Tem função hipotensora, fibrinolítica e anticoagulante, e também de reduzir o colesterol.
- Bebidas lácteas com lactobacilos (leites fermentados) e bifidobactérias (iogurtes): São ricos em probióticos. Tem função de aumentar a resistência a infecções, impedir a colonização de bactérias patogênicas e reduzir o colesterol.
- Cereais (aveia e pão), verduras crucíferas (repolho, brócolis, couve-de-bruxelas) e leguminosas (feijão, vagem, lentilha): As fibras dos cereais previnem doenças cardiovasculares e as verduras protegem contra o câncer de cólon e reduz o colesterol.
- Vinho tinto e uva: São ricos em flavonóides. Tem função antioxidante e inibe a formação de ateromas.
- Tomate e toranja vermelha: São ricos em licopeno. Tem função de proteger contra tumores de pulmão, próstata e estômago.
- Frutas (caqui, mamão, laranja, limão e acerola), hortaliças (beterraba, espinafre, cenoura, tomate, brócolis e repolho), ovos e cereais: São ricos em vitamina A,C e E, betacaroteno e mineral selênio. Tem função antioxidante.