Próximo passo do Android é ir de celular a máquinas como câmeras e parquímetros, diz executivo do Google

iroshi Lockheimer lembra que há dez anos acreditava que o celular já fazia mais do que o necessário. “Ele já fazia telefones, enviava mensagens e podia navegar na internet. Do que mais você precisaria?”, pergunta ao G1 o executivo do Google responsável pelo Android. Uma década após o sistema operacional surgir para dominar o mundo dos celulares, ele ainda não sabe o que mais um smartphone poderia fazer.

Por outro lado, Lockheimer diz em entrevista exclusiva ao G1 que a plataforma nascida para ser o cérebro de celulares, mas já passou por tablets, chegou a relógios, TVs, carros está dando um próximo passo: desembarcando em equipamentos conectados, como câmeras de segurança e até parquímetros.

“Eu nem consigo imaginar que tipo de aplicação não convencional as pessoas vão fazer com ele.”

O líder de plataformas do Google também falou sobre as várias estratégias da empresa ao criar diversas versões do Android para smartphones com diferentes graus de capacidade.

Depois da saída do brasileiro Hugo Barra e de Andy Rubin do Google, Lockheimer se tornou o único remanescente do trio que liderava o Android em 2008 na empresa. Para ele, a companhia tem responsabilidade de tornar seus produtos mais fáceis de serem usados em quaisquer celulares. Para muitas das 2 bilhões de pessoas em todo o mundo que usam smartphones com o sistema, diz ele, o celular é o único ponto de contato com a internet.

Leia abaixo os principais trechos da entrevista concedida por Lockheimer durante o Mobile World Congress (MWC) em Barcelona, na Espanha.

Você sabe quantas pessoas usam as plataformas sob sua gerência?

Nós temos alguma ideia. Para o Android, são 2 bilhões usando todos os meses.

Como você consegue dormir sabendo que se você mudar qualquer botão poderá deixar muita gente brava?

[risos] É uma responsabilidade, mas a boa notícia é que temos um time de pessoas que está fazendo isso já há muito tempo e tem muita experiência nisso.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here