Primeira Defesa de TCC em Licenciatura em Música Recebe 10 como Avaliação

A primeira defesa do curso de Licenciatura foi feita hoje (13) pelo aluno Diego Crespo Diogo, que apresentou seu trabalho de TCC com o tema: “O ensino de piano no centro cultural musical de campos: uma proposta pedagógica para o curso de piano/ telado popular”. Em sua banca esteve a professora do IFF, Beth Rocha, orientadora do projeto de defesa; Fernanda Morales, professora do curso de licenciatura em música; e pelo professor do Instituto Federal, Charles Vianna.

A defesa teve início com a professora da instituição, Beth Rocha, apresentando a banca e o aluno da defesa. Em apresentação do TCC, o aluno apresentou metodologias de educadores musicais, fazendo uma correlação entre os processos de aprendizagem de piano/ teclado apresentados por eles, construindo um processo de direcionamentos para o ensino através de digitações e nomenclaturas que ajude na assimilação de conteúdos apresentados a alunos de música. Ao fim da apresentação do projeto de TCC, os avaliadores deram suas considerações e por fim avaliaram o trabalho, atribuindo a nota 10, sendo considerado a nota máxima dada para uma avaliação de TCC.

O professor do Instituto Federal Fluminense, Charles Vianna, falou que esse TCC significou um momento histórico para o instituto, ao qual foi a primeira defesa do curso de licenciatura em música, que dias antes, havia recebido também a primeira avaliação do MEC. Com a satisfação da formação da primeira turma do curso, o professor avalia o trabalho de Diego como um projeto muito significativo para a comunidade.

A professora do IFF, Fernanda Morales, falou sobre a alegria que sentiu em ver o empenho do aluno em desenvolver o trabalho de TCC, ressaltando a satisfação da existência de professores de piano e teclado popular empenhados em desenvolver novas propostas educacionais, baseados no dialogo com o aluno no ensino, respeitando a bagagem cultural trazido por eles. Destacou também a relevância desse trabalho para as práticas e trabalhos da Instituição Federal.

O aluno Diego, em entrevista, falou que seu projeto terá continuidade, tendo um desenvolvimento para um futuro mestrado, ao qual, através do professor Charles, foi incentivado a desenvolver seu trabalho para que se torne um método de ensino próprio. Segundo ele, através desse desenvolvimento, será possível transformar esse trabalho em um instrumento de ensino. O aluno ainda deixou uma dica para os novos defensores de TCC, onde sugere que os temas escolhidos tenham envolvimento com pesquisador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here